.

RG da POESIA

.

_|) () (- .\' | /.\

\/ | .\' |_| /.\ |_


quinta-feira, 22 de abril de 2010

Bráulio Vinícius Ferreira - Exposição VERaCIDADE


.

Ontem, visitei a Exposição de Fotografias - VERaCIDADE - do Bráulio Ferreira (meu colega Professor na PUC-Goiás). Fui sozinho.
.
(normalmente prefiro ir só às exposições, para poder ficar quanto tempo quiser, sem me preocupar por estar deixando alguem esperando por mim)
.
Hoje, combinei com o Bráulio de nos encontrarmos lá. Foi um privilégio poder ter o "artista" por conta da gente...he he he
.
Lá estava - também - um amigo dele, o Rogério, que - assim como eu - prestava muita atenção em cada frase do Bráulio. Foi muito enriquecedor ouvir do Bráulio as histórias do processo de captura de cada foto e os detalhes técnicos, com direito a um breve (mas definitivo) "mini-curso" sobre máquinas e lentes.
.
Mas as melhores frases do Bráulio estão mesmo por dentro de sua fotografia. São frases poéticas em que a Arquitetura, a Luz e a Sombra são a sua inspiração. E sua busca, paciente e incansável.
.
Nenhuma das fotos tem edição. Nem as fotos em P&B, que ele nos contou que são pré-ajustadas na máquina, antes de se disparar o obturador.
.
Bráulio nos contou que enviou uma das fotos coloridas para um importante "site" do gênero e uma moça escreveu perguntando como fora feita a edição "daquele céu azul". Aquele céu azul, ela não sabia, é o céu azul sem nuvens do Planalto Central (Toninho Horta já colocou este céu em sua celebre canção "Céu de Brasília"), nos meses de abril e maio, um céu de um "azul sem manchas", sem interferências.
.
Recomendo. Para quem é daqui de Goiânia, vale a pena passar pelo saguão da Biblioteca Central da PUC-Goiás, para ver como Bráulio olha através de suas câmeras.
.
Deixo aqui o endereço do Blog do Bráulio:
.
.
que ele utiliza para fins educacionais (tem várias informações para seus alunos), mas que também tem muita coisa interessante sobre fotografia e outras manifestações das artes visuais.
.
vALeu, Bráulio !!!
.
.
.

AL-Braços
AL-Chaer
.
pêésse: no "linque" abaixo, fotos da abertura da exposição (que - infelizmente - não pude estar naquele dia)
.
http://blogdobraulio.blogspot.com/2010/04/abertura-exposicao-fotografica.html
.
.

2 comentários:

Bráulio Vinícius Ferreira disse...

Chaer, muito obrigado pelas palavras. Elas incentivam e nos impulsionam para mais trabalho e investigação.
Valeu.

Wagmar Alves disse...

Alberto consegue colocar em palavras, o que, ás vezes, eu consigo somente com minhas imagens. Fotografar fotógrafo é uma das tarefas mais Hercúleas que conheço. Assim como qualquer artista vc tem transmitir em imagens a personalidade que ele te passa.