.

RG da POESIA

.

_|) () (- .\' | /.\

\/ | .\' |_| /.\ |_


domingo, 5 de outubro de 2008

Série: Futebol em Movimento / AL-Chaer

Poesia Visual
Série: Futebol em Movimento
AL-Chaer



Ementa

O eixo da obra Futebol em Movimento é a paixão pelo Futebol.

Vários poemas visuais constantes deste conjunto foram submetidos à apreciação do curador Wagner Barja e cinco foram selecionados para a mostra OBRANOME II, que ficou em exposição no Museu Nacional da República, de 4 a 28 de setembro, fazendo parte dos eventos da I Bienal Internacional de Poesia de Brasília.

Cinco poemas visuais compõem o movimento desta paixão descrevendo os elementos fundamentais, a saber: a tática, o drible, a torcida e o ídolo, o Rei e a rivalidade.

A seguir uma breve apresentação do significado de cada um dos Poemas Visuais, que – na linha do Letrismo – buscam representar a palavra ideogramatizada.

- A TÁTICA: FUTEBOL
.
A escalação, o esquema tático, a estratégia. A preleção em 2D que busca extrair dos jogadores a motivação para que realizem o movimento em 3D. As letras sob a forma de funções que descrevem o dinamismo dentro de um campo de futebol. Assim como no futebol, as táticas fazem parte de nossa vida, nas expectativas e preparações para realizarmos os nossos sonhos.

- O DRIBLE: GARRINCHA
.
A magia do drible. O drible atingindo o limite impossível das pernas tortas.
As curvaturas em paradoxo com o equilíbrio. O improviso. A surpresa. Queremos ver o gol, mas com o drible é muito mais gostoso. Com preliminares é sempre mais gostoso...

- A TORCIDA E O ÍDOLO: ZICO
.
O ídolo da maior torcida do Mundo. O grito da torcida movimentando-se para dentro do Número 10 de sua camisa. O orgulho tremulando em forma de bandeira.

- O REI: PELÉ
.
Não há como não citar o Rei Pelé, quando o assunto é Futebol. O gramado, as chuteiras e a bola reverenciam O Rei do Futebol, em uma instalação em 3D. Todas as jogadas de Pelé e todos seus gols são a síntese do Futebol percorrendo a memória em sua quarta dimensão. Pelé, O Rei que erigiu o Futebol à quarta dimensão.

- A RIVALIDADE: MARADONA
.
No Futebol, rivalidade é tudo. A desconstrução do número 10 da camisa da Seleção da Argentina. Uma “homenagem” ao Craque Portenho, sem perder a oportunidade da provocação. Lo siento, mis hermanos, pero Maradona es el segundo. El primero es sólo uno. El Rey es nuestro.
.
.
.
(nas postagens acima, apresento cada um destes poemas visuais na sua forma originAL e a maneira como foram expostos na Mostra de Poesia Visual, OBRANOME II)

2 comentários:

poetas_lusófonos disse...

El-excelentes, muitos bons, desculpe a expressão, mas fico besta com a genialidade dos amigos, parabéns, felicidades. Osvaldo

AL-Chaer disse...

queridOsvaldo,

vALeu pela visita e pelas pALavras.

AL-Braços
AL-Chaer